A menina que roubava livros

sábado, 27 de novembro de 2010

O Escritor:


             Markus Frank Zusak é um escritor australiano, Nasceu em Sydney, em 23 de junho de 1975.
Mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar. Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens: "The Underdog", "Fighting Ruben Wolfe", "Getting the Girl", e "Eu Sou o Mensageiro", receptor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem.



Introdução:

                Liesel Meminger perdeu o irmãozinho que tanto amava. Sua mãe, desesperada com o que poderia acontecer a uma menina de descendência judaica na 2ª guerra mundial, a entrega para um casal de alemães, os Hubberman´s. O que esperar de uma garotinha que tão cedo viveu a dor da morte, da saudade, da discriminação, da guerra, da violência, do medo, da perda?Liesel nos dá uma lição de vida, ao buscar nas palavras, nos livros, um refúgio para suas dores, para suas desgraças. 
Naquele pequeno lugar, chamado Molshing, ela aprende que pode amar quem a acolheu, mesmo que sejam um pai humilde, que na sua ignorância, lhe passa toda segurança, amor carinho e zelo; e uma mãe, barulhenta, ranzinza, mas que a seu modo, a amou.Uma linda amizade e amor de infância surge na vida de Liesel: Rudy, menino com cabelos da cor de limão. Juntos, passam por aventuras, brincadeiras, jogos de futebol, e o mais importante, roubo de livros, os quais a garotinha aprendeu a amar através das lições de leitura no porão de sua casa, junto do pai adotivo, nas madrugadas em que acordava com pesadelos. Inesperadamente, surge na vida da menina, um amigo judeu, que fica escondido no porão da casa dos Hubberman´s. Max, igualmente a Liesel, sabe o que é perder a quem ama, sabe o que são pesadelos que os fazem acordar angustiados. Além disso, sente culpa por ter abandonado a família e ter sobrevivido à morte, narradora e observadora da vida de Liesel e que descreve o momento de partida com cores e não, sob a perspectiva que a vemos: uma inimiga. 



1- Qual o gênero do livro?
2- Qual o nome da protagonista?
3- Qual o nome do amigo, por quem a protagonista é apaixonada?
4- Qual o primeiro livro roubado pela garota?
5- Aonde a menina vivia?
6- Em que meio o livro se passa?
7- Quem narra o livro?
8- Qual o nome do pai adotivo da protagonista?
9- Qual a religião de Max?


Aluna: Bruna Fuchiue 

1 comentários:

2°206 disse...

Olá Bruna,

Muito bem!

Cristina Mara

Postar um comentário